XS
SM
MD
LG
XL
Inteligência Coletiva

Protótipos

Fonte da Juventude

O Fonte da Juventude foi pensado para apoiar pais e professores no diálogo com as crianças quando o assunto é comer mais frutas, verduras e legumes e descobrir os novos sabores da biodiversidade. Desenhado no Laboratório de Inovação Social, surgiu como uma campanha e desdobrou-se em documentário, série de matérias na TV aberta, material pedagógico para escolas e oficinas. Uma em cada três crianças brasileiras de 5 a 9 anos está acima do peso ou é obesa, como aponta o IBGE. Esse dado está relacionado ao fato de que os alimentos in natura não estão mais presentes no prato das crianças, sendo substituídos por produtos ultraprocessados. Essa foi uma das constatações do Laboratório realizado em 2015.

Campanha por Vik Muniz

Um alfabeto lúdico elaborado pelo artista plástico Vik Muniz, composto por frutas, legumes e verduras, inovou na linguagem, aproximando as crianças de uma alimentação mais saudável.

Documentário Fonte da Juventude

O documentário Fonte da Juventude, com direção de Estevão Ciavatta e produzido pela Pindorama Filmes, realizou exibições pela plataforma VideoCamp em universidades, escolas e associações da sociedade civil, além de cinemas no Rio e em São Paulo e no GNT Doc, pela TV fechada. Um material educativo guiou discussões após as exibições pelo VideoCamp.

Cadastre-se para ter acesso ao filme completo
Série na TV Globo

O projeto também virou série baseada no documentário, exibida em quatro episódios em domingos consecutivos no Fantástico, da TV Globo.

Projeto Pedagógico

Além disso, o Fonte da Juventude realizou um Projeto Pedagógico de Educação Alimentar da Rede Municipal de São Paulo, em parceria com a Prefeitura, e organizou oficinas de arte em parceria com o Reffetorio Gastromotiva.